O deputado Mário Motta utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nesta quarta-feira para defender a adoção de políticas públicas voltadas à prevenção de desastres naturais.
Durante seu pronunciamento na sessão plenária, o parlamentar destacou a necessidade de investimentos em sistemas de alerta, planejamento urbano e educação da população para minimizar os impactos de eventos climáticos extremos.
Motta citou exemplos recentes de tragédias ocorridas no estado e no país, ressaltando que a falta de preparo agrava os danos materiais e humanos. Ele defendeu a criação de um fundo específico para ações preventivas.
O deputado também cobrou maior integração entre os governos municipal, estadual e federal na elaboração de planos de contingência e na execução de obras de infraestrutura resiliente.
Por fim, Motta sugeriu a realização de audiências públicas para debater o tema com a sociedade civil e especialistas, visando construir uma política de Estado duradoura para a redução de riscos de desastres.
Fonte: Assembleia SC





