SAÚDEConferência Regional de Saúde reúne 15 municípios da AMESC em Araranguá

A Secretaria de Saúde de Araranguá organizou, na sexta-feira (26), no Centro Multiuso, a Conferência Regional de Saúde promovida pela Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC). O encontro contou com a participação de representantes dos 15 municípios que integram a associação, marcando um momento relevante para o diálogo, a participação social e o aprimoramento das políticas públicas na área da saúde.

A conferência regional faz parte do processo conferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que se inicia nas etapas municipais, segue para a regional, depois para a estadual e, por fim, chega à Conferência Nacional de Saúde. Esse mecanismo garante que as propostas elaboradas nos municípios sejam discutidas em diferentes níveis de gestão, contribuindo para o planejamento de políticas públicas em todo o país.

Embora cada cidade realize sua conferência de maneira autônoma, definindo sugestões de acordo com suas necessidades locais, a fase regional permite integrar esses debates, fortalecendo o planejamento em conjunto e a cooperação entre os municípios da AMESC. As propostas aprovadas nessa etapa serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Saúde.

Durante o evento, usuários do SUS, profissionais da saúde, gestores, conselheiros e integrantes da sociedade civil participaram das discussões sobre os eixos temáticos da conferência, demonstrando engajamento com a gestão participativa, o controle social e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Ao sediar a Conferência Regional, Araranguá evidencia sua liderança na região e seu empenho na construção coletiva de uma saúde pública mais acessível, eficiente e integrada, estimulando o diálogo intermunicipal e contribuindo para a consolidação da Rede de Atenção à Saúde.

Fonte: Pref. de Araranguá

Picture of wilsonglopes

wilsonglopes

Related Posts