MEIO_AMBIENTEGoverno de SC lança sistema inédito de logística reversa de embalagens

O Governo de Santa Catarina apresentou na quarta-feira (17), em Florianópolis, o Sistema Estadual de Informações sobre Logística Reversa de Embalagens Pós-Consumo. Trata-se de um avanço significativo para a implementação da logística reversa no estado, reforçando a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A ferramenta possibilita o envio digital de dados, o acompanhamento das metas de reciclagem e a rastreabilidade dos resíduos em toda a cadeia produtiva. O secretário de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde, Guilherme Dallacosta, detalhou o funcionamento do sistema: [SONORA].

A plataforma também ajudará o governo a elaborar diagnósticos sobre o setor, conforme destacou o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Josevan Carmo da Cruz Junior: [SONORA].

O gerente de Resíduos e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna, afirmou que a meta é expandir o sistema de coleta seletiva e reciclagem no estado: [SONORA].

Já o técnico da Gerência de Resíduos do IMA, Israel Fernandes de Aquino, ressaltou que a iniciativa permitirá o desenvolvimento de políticas públicas ambientais em Santa Catarina: [SONORA].

Durante a cerimônia, os integrantes da mesa de abertura assinaram simbolicamente a Portaria Conjunta que regulamenta a operação do sistema no estado. A reportagem é de Marcos Lampert.

Fonte: Governo de SC

Picture of wilsonglopes

wilsonglopes

Related Posts