Cerca de 80 pessoas participaram neste sábado (20) da volta das Olimpíadas Coloniais à programação da 20ª edição da Festa da Gastronomia Típica Italiana de Nova Veneza. O evento ocorreu no pavilhão central e mesclou lazer com valorização cultural, atraindo tanto moradores quanto turistas.
“As Olimpíadas Coloniais foram um grande palco para celebrar nossa cultura. Unindo diversão, história e tradição, elas proporcionam experiências diferentes e momentos de lazer para todos os participantes”, afirmou a prefeita Ângela Ghislandi. A organização ficou a cargo das Secretarias de Cultura, Esporte e Turismo e de Agricultura.
O secretário de Agricultura, Eduardo Vitali, ressaltou que a elevada presença de público evidenciou o apreço da população pelas origens locais. “Mostra que a cultura de Nova Veneza continua forte e valorizada”, completou. Já o diretor de competições do Departamento Municipal de Esportes (DME), Nelson Ghislandi, destacou o planejamento necessário e a satisfação com o resultado. “Ver tudo acontecendo com sucesso e com a participação do público é motivo de satisfação”, disse.
As Olimpíadas Coloniais são uma competição lúdica e cultural que resgata brincadeiras, costumes e atividades do dia a dia dos imigrantes e colonizadores. Sete modalidades foram disputadas: debulhar milho, corrida com carrinho de mão, tiro ao alvo com espiga de milho, prova do serrote, tiro ao alvo com funda, corrida de saco e desafio do prego. Brindes também foram distribuídos aos participantes.
A secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Izabelle Amboni Destro, explicou que a tradição havia sido interrompida por anos. “Há muitos anos realizávamos as Olimpíadas Coloniais. Com o passar do tempo, a atividade deixou de ser promovida. A pedido da prefeita, retomamos essa tradição neste ano para valorizar a cultura e a história dos nossos antepassados”, frisou.
Fonte: Pref. de Nova Veneza








