Dia Internacional do Yoga Archives - Vozes do Oráculo https://vozesdooraculo.com.br/tag/dia-internacional-do-yoga/ Revelando os Fatos! Fri, 26 Jun 2026 00:35:43 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=7.0 https://vozesdooraculo.com.br/wp-content/uploads/2026/05/favicon-150x150.png Dia Internacional do Yoga Archives - Vozes do Oráculo https://vozesdooraculo.com.br/tag/dia-internacional-do-yoga/ 32 32 Alesc homenageia personalidades e celebra o Dia Internacional do Yoga em sessão especial https://vozesdooraculo.com.br/alesc-homenageia-personalidades-e-celebra-o-dia-internacional-do-yoga-em-sessao-especial/ https://vozesdooraculo.com.br/alesc-homenageia-personalidades-e-celebra-o-dia-internacional-do-yoga-em-sessao-especial/#respond Fri, 26 Jun 2026 00:35:43 +0000 https://vozesdooraculo.com.br/alesc-homenageia-personalidades-e-celebra-o-dia-internacional-do-yoga-em-sessao-especial/ Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu homenagens e seminário sobre yoga e práticas integrativas em saúde.

The post Alesc homenageia personalidades e celebra o Dia Internacional do Yoga em sessão especial appeared first on Vozes do Oráculo.

]]>
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizou na noite de quinta-feira (25) uma sessão especial em alusão ao Dia Internacional do Yoga. A proposta foi do deputado Padre Pedro Baldissera (PT) e contou com a presença de representantes da Embaixada da Índia, autoridades, profissionais e praticantes da modalidade, que reconheceram personalidades e instituições dedicadas à difusão do yoga, do ayurveda e das práticas integrativas de saúde.

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014, com o apoio de 175 países, o Dia Internacional do Yoga tem como objetivo promover a prática como ferramenta para o desenvolvimento humano, a saúde e a paz. Em Santa Catarina, o yoga está inserido nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O deputado Padre Pedro Baldissera, autor da proposição, enfatizou a importância do reconhecimento institucional ao yoga e destacou o papel das práticas integrativas na saúde integral. “Em Santa Catarina, instituímos por lei as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, e o yoga faz parte delas. A presença do embaixador aqui na Assembleia é extremamente importante para garantir que essas práticas sejam executadas nos municípios e pelo Estado dentro do sistema de saúde”, afirmou. Ele também ressaltou os benefícios da modalidade: “O yoga trabalha a pessoa em sua integralidade. É uma prática altamente positiva que ajuda na concentração, na orientação e na compreensão, o que é extremamente importante.”

O embaixador da Índia no Brasil, Dinesh Bhatia, presente na solenidade, agradeceu a homenagem e reforçou a importância da disseminação do yoga. “Yoga é uma prática milenar. Em todo o mundo, pratica-se yoga para o bem-estar e para melhorar a saúde. É importante que possamos compartilhar esse conhecimento da Índia com nossos parceiros, como o Brasil”, disse. O diplomata destacou as ações realizadas durante o mês em celebração ao Dia Internacional do Yoga, comemorado em 21 de junho. “Hoje estamos fazendo yoga na Assembleia para difundir essa prática e esse conhecimento para o bem-estar das pessoas de Santa Catarina.”

Sobre a homenagem, Bhatia afirmou que o reconhecimento simboliza o apoio das lideranças catarinenses às relações entre Brasil e Índia. “Quando isso acontece na Assembleia, significa que a liderança do Estado está conosco. É um sinal muito importante para a Índia, para a Embaixada e para mim pessoalmente.”

Confira a lista dos homenageados: Embaixada da Índia no Brasil, representada pelo embaixador Dinesh Bhatia — pelo fortalecimento das relações entre Índia e Brasil e apoio às comunidades e profissionais do yoga e do ayurveda; Dinesh Bhatia, embaixador da Índia no Brasil; Siuzete Vandresen Baumann, prefeita de Santa Rosa de Lima — pelo fortalecimento das práticas integrativas e complementares em saúde; Anupam Kishore, diretor do Centro Cultural Swami Vivekananda — pela divulgação do yoga, do ayurveda e da cultura indiana; Pastoral da Saúde da Regional Sul 4 da CNBB, representada por Helena Mozena Bertoldi — pela difusão das práticas integrativas e complementares em saúde; Noeli de Oliveira Toledo, presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação do Ayurveda (Conayur) — pelo fortalecimento e difusão do ayurveda no Brasil; Andrea Porto Ferreira, coordenadora do Grupo de Trabalho do Yoga no Fórum das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde — pela promoção e fortalecimento do yoga; Maria Santana Alves, diretora do Espaço Criativo de Tubarão — pela promoção e fortalecimento do yoga; Alésio dos Passos Santos — pelo cultivo de plantas medicinais; Álvaro Otávio Ribeiro da Silva; Amalha Iatarola Furtado; Anand Nirgun; Camila Reitz; Christiane Ceron; Ciliane Bedin; Marcos Rosso Alves; Sahil Singh; Tassiana Gemelli; Vanessa Santetti.

Durante o dia, a Comissão de Saúde da Alesc promoveu o Seminário de Yoga, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, em alusão ao Dia Internacional do Yoga. A iniciativa, também proposta pelo deputado Padre Pedro Baldissera, reuniu praticantes, pesquisadores, profissionais e interessados na cultura indiana para debater o papel do yoga e do ayurveda na promoção da saúde, do bem-estar e do autoconhecimento. A programação incluiu palestras, debates, apresentações culturais e uma aula prática de yoga, com participação de representantes da Embaixada da Índia, especialistas nacionais e internacionais e integrantes de instituições ligadas à difusão do yoga e do ayurveda. O evento foi organizado pela Embaixada da Índia no Brasil, pelo Centro Cultural Swami Vivekananda, pelo gabinete do deputado Padre Pedro Baldissera e pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação de Ayurveda (Conayur), com apoio de entidades parceiras.

O diretor do Centro Cultural Swami Vivekananda e segundo secretário para Política Comercial da Embaixada da Índia, Anupam Kishore, lembrou que esta é a 12ª edição do Dia Internacional do Yoga e destacou que a prática deve ser incorporada ao cotidiano. “O tema deste ano é envelhecer com saúde. A essência do yoga é a união do corpo, da mente e do espírito. Em uma época em que as pessoas convivem com estresse, ansiedade e os desafios do envelhecimento, é importante parar, respirar e olhar para si mesmo para manter a saúde”, afirmou. Segundo ele, a prática regular pode contribuir para uma vida mais saudável. “É importante integrar o yoga durante os 365 dias do ano para que as pessoas possam envelhecer com saúde.”

Para a presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação do Ayurveda (Conayur), Noeli de Oliveira Toledo, a realização do evento no Parlamento fortalece a valorização das práticas integrativas no âmbito das políticas públicas. “Quando as casas legislativas se abrem para um tema como esse, é algo grandioso. O yoga e o ayurveda fazem”, concluiu.

Fonte: Assembleia SC

The post Alesc homenageia personalidades e celebra o Dia Internacional do Yoga em sessão especial appeared first on Vozes do Oráculo.

]]>
https://vozesdooraculo.com.br/alesc-homenageia-personalidades-e-celebra-o-dia-internacional-do-yoga-em-sessao-especial/feed/ 0