INFRAESTRUTURAGoverno de SC lança edital para primeira etapa da rodovia VIAMAR, obra de R$ 2,2 bilhões

O governador Jorginho Mello oficializou nesta quarta-feira (24) a publicação do edital de licitação para a construção do primeiro lote da VIAMAR, considerada a maior obra rodoviária já realizada em Santa Catarina. O projeto visa conectar a região metropolitana de Florianópolis ao norte do estado.

O investimento previsto para este segmento é de R$ 2,2 bilhões, abrangendo 25,7 quilômetros de extensão entre a SC-486, em Itajaí, e a SC-414, nos municípios de Luiz Alves e Navegantes. O traçado inclui quatro pontes, quatro viadutos e três estruturas de contenção, cruzando a BR-470 e a SC-412 (Rodovia Jorge Lacerda).

Ao todo, a VIAMAR terá 145 quilômetros, ligando o Contorno Viário da Grande Florianópolis a Joinville. A rodovia será composta por três faixas em cada sentido, com limite de velocidade de 120 km/h.

O governador Jorginho Mello destacou que a intenção é que o estado execute esse primeiro trecho, enquanto os demais segmentos sejam viabilizados por meio de parceria público-privada (PPP).

Para a vice-governadora Marilisa Boehm, a rodovia representa um marco histórico para Santa Catarina. O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, detalhou os próximos passos para o início das obras.

O presidente da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) e prefeito de Itajaí, Robinson Coelho, celebrou o fato de a obra começar pela região. O investimento total da VIAMAR deve ultrapassar R$ 7 bilhões.

Fonte: Governo de SC

Picture of wilsonglopes

wilsonglopes

Related Posts