SAÚDEComissão promove seminário sobre estomia e doenças inflamatórias em SC

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realiza nesta terça e quarta-feira (23 e 24) o último ciclo do Seminário de Atualização na Saúde da Pessoa com Estomia, Doença Inflamatória Intestinal e Epidermólise Bolhosa. O evento ocorre no Auditório Deputada Antonieta de Barros, em Florianópolis, e é voltado para enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais da área da saúde.

Proposto pelo presidente da Comissão de Saúde, deputado Neodi Saretta (PT), o seminário tem como objetivo melhorar o atendimento especializado e desenvolver competências específicas entre os profissionais, contribuindo para uma assistência integral, eficiente e humanizada às pessoas que convivem com essas condições. Participam profissionais de hospitais, maternidades, unidades de atenção primária, além de acadêmicos de enfermagem, representantes das Unacons e Cacons, e profissionais das Gerências Regionais de Saúde.

A capacitação busca oferecer ferramentas para melhorar a qualidade de vida e a autoestima dos pacientes, garantindo uma assistência segura e de alta qualidade, alinhada às melhores práticas clínicas. Também visa contribuir para a reabilitação e reinserção social dos pacientes, promovendo autonomia e bem-estar.

Jaqueline Reginatto, gerente de Habilitações e Redes de Atenção da Secretaria de Estado da Saúde, destacou a importância da atualização profissional para qualificar o atendimento em todas as regiões catarinenses. Segundo ela, o evento capacita principalmente profissionais da atenção primária, mas também da rede hospitalar, para atender pessoas com estomia, epidermólise bolhosa e, neste ano, também doenças inflamatórias intestinais, com foco em promoção e prevenção.

A inclusão das doenças inflamatórias intestinais na programação visa ampliar o conhecimento sobre a identificação precoce dos sintomas e evitar a evolução do quadro clínico. Jaqueline ressaltou que um dos principais desafios é a grande rotatividade de profissionais, especialmente nos pequenos municípios catarinenses, o que muitas vezes deixa os profissionais despreparados para atender esses pacientes.

Outro ponto abordado pela gestora foram as dificuldades no armazenamento de insumos e na orientação adequada dos pacientes, especialmente quanto ao incentivo ao autocuidado. O monitoramento dos serviços de estomia identificou essas falhas, e o seminário reforçará a capacitação prática, principalmente no manuseio de equipamentos e nas orientações específicas.

Jaqueline também enfatizou que o atendimento às pessoas com estomia exige uma abordagem multiprofissional, envolvendo nutricionistas, psicólogos e apoio familiar. Esse é um grande desafio, especialmente nos municípios menores, para garantir um atendimento integral. O seminário conta com o apoio da Escola do Legislativo da Alesc e é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde.

Fonte: Assembleia SC

Picture of wilsonglopes

wilsonglopes

Related Posts