A Secretaria de Saúde de Araranguá promoveu, no último sábado, dia 20, uma festa junina para as integrantes do Grupo Terapêutico Dona de Mim. O evento aconteceu no CTG Galpão da Estância e reuniu participantes dos sete grupos existentes.
Em um ambiente festivo e acolhedor, cada mulher contribuiu com quitutes típicos e, sobretudo, com sorrisos, celebrando a força dos laços criados na terapia e a relevância de cuidar da saúde mental fora das unidades básicas de saúde. A psicóloga Fabiana Pereira, que coordena os grupos, destacou que atividades como essa reforçam a autonomia, a autoestima e o papel ativo das mulheres no processo de psicoeducação.
Durante os encontros, é aplicada a contoterapia, técnica que utiliza histórias para ajudar cada participante a dar novos significados às emoções e experiências vividas. Fabiana também enfatizou que elementos como arte, música e canto são ferramentas essenciais no cuidado com a saúde mental, contribuindo para aliviar quadros de sofrimento psíquico. “Mais uma vez, quero reforçar: gente cura gente”, afirmou.
Fonte: Pref. de Araranguá







